terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Japonesinho Básico



















Você vai precisar
peixe (salmão é uma boa opção, qualquer outro serve, se for tilápia ou outro peixe mais firme, corte mais fino)
folhas de alga
wasabi, choyu e tempero pronto para sushi (compre pronto, tem vinagre, mirim, sal, açúcar)
arroz (o comum, agulhinha, serve muito bem)
cenoura e pepino e gengibre fresco
gergelim para enfeitar.

Coloque o arroz para cozinhar, sem lavar, com mais agua do que de costume e deixe no fogo por 18 minutos. Deixe esfriar, tempere com o tempero de sushi. Se for colocar na geladeira, use um filme plástico para não perder a umidade.

Descasque e fatie a cenoura com o descascador de batata, faça o mesmo com o pepino, conservando a casca, uma beiradinha em cada tira. Descasque e corte o gengibre bem fininho.

Eu compraria o peixe sem as espinhas e a pele, se for do ramo faça como preferir. Eu compro um pedaço de salmão bem gordinho e vermelho. Corto no sentido do comprimento fazendo dois belos toletes e uma parte mais baixa perto da barriga. A barriga retalho em tiras para o sushi.

Corte os dois toletes em sahimis, eles não devem ser muito finos, pareceria miserável, digamos 3 a 4 milímetros, arrume em grupos de cinco sobre montinhos de pepino e a cenoura.

Coloque uma folha de alga sobre uma superfície seca. Passe um pouco de wasabi na folha. Espalhe um pouco de arroz na metade do seu lado, coloque tiras de pepino, cenoura e de peixe no sentido do rolo. Tempere com o gengibre.

Você pode usar uma esteirinha de bambu, eu vou na mão mesmo. Enrole como um rocambole apertando o mais que puder, sem rasgar a alga. Você vai rasgar uma ou duas até pegar o jeito!

Use uma faca muito afiada, limpa e molhada, corte o rolo no meio, cada uma das duas partes no meio e no meio de novo, formando oito sushis, tudo bem se os da ponta ficarem cabeludas do peixe e dos legumes.

Arrume tudo sobre um prato, sirva com mais gengibre, wasabi e choyu ao lodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário